sábado, 11 de setembro de 2010

Sopro Do Mal, de Donato Carrisi

Sinopse: Seis braços enterrados. Seis crianças desaparecidas. Um serial killer brilhante e monstruoso, que instiga outros a matar por si.
O criminologista Goran Gavila e a sua equipa de investigação são chamados a intervir, procurando descobrir um assassino que constantemente parece pô-los à prova.
Mila Vasquez, investigadora especializada em encontrar pessoas desaparecidas, entra em cena e junta-se à caça do homicida.
Mas cada passo que dá é, na verdade, controlado por uma mente genial e implacável. Tudo se passa como nun diabólico jogo da verdade, como se o Mal trouxesse consigo uma mensagem.

A minha opinião: Este é um fantástico livro, de Donato Carrisi.
Apesar de nuncar ter ouvido falar do autor e de o livro me ter sido oferecido no meu aniversário, logo não foi uma escolha minha, devo dizer que fiquei bastante impressionada! Na realidade, quando li a sinopse não estava nada à espera que este livro me interessasse, e não fiquei com grandes espectativas, no entanto, este revelou-se uma grandiosa surpresa! Que tremenda felicidade, saber que os novos autores são capazes de escreverem livros tão inteligentes quanto este!

A história passa-se à volta da personagem principal, a agente Mila Vasquez, que investiga o caso de seis raparigas raptadas, juntamente com novos colegas de equipa.
A equipa de investigação encontra seis braços enterrados, provas de crimes maquievélicos, cometidos por um serial killer, que mais tarde viriam a descobrir ser um homem com uma mente brilhante.

Durante toda a acção, o serial killer, a quem chamam de "Albert" em memória de um caso antigo, monta um perigoso jogo para a equipa de Gavila, da qual Mila agora faz parte. Todas as pistas são dadas aos investigadores porque o assassino assim o quer, mas nada é dado sem antes se serem revelados grandes segredos acerca de pessoas que passariam muito bem por inocentes. O objectivo do assassino é mostrar que não escolheu as meninas que matou, mas sim as famílias das crianças.

Pedófilos, assassinos, cumplices em crimes, parasitas*, padres, milionários, todos fazem parte deste mundo, e por vezes estão mesmo ao nosso lado. Será que conhecemos realmente bem o nosso vizinho da frente? E o padeiro? A mulher que vai sentada ao nosso lado no autocarro, será quem aparenta ser? É isto que o nosso autor nos quer transmitir: "Estamos ao lado de pessoas de quem pensamos saber tudo, mas de quem não sabemos nada..." - Goran Gavila
Segredos horriveis são revelados, e o jogo continua, todas as raparigas estao mortas, excepto a sexta.

Na ânsia de correr contra o tempo e salvar a sexta rapariga, Mila não se apercebe que está a ser enganada pelo colega em quem mais confia, e quando finalmente a realidade se dispõe diante dela, Mila nem quer acreditar, que, durante todo aquele tempo, todas as partilhas entre ela e Gavila foram uma completa farsa. E ali está! A resolução do crime, mesmo à frente dos seus olhos!

Esta foi uma fantástica leitura, com um final nada esperado.
Os meus sinceros parabéns a Donato Carrisi pelo maravilhoso contributo para a cultura do Mundo!

*parasitas - aqueles que se apoderam da casa de outros, muitas vezes havendo sequestro da familia na própria casa.

Classificação: 9/10 - Excelente

PS: Um grandioso "Olá!" a todos os leitores! Que saudades, companheiros!

1 comentário:

Juliet disse...

Como já se estava mesmo à espera, tive alguns problemas para editar o meu texto, pelo que agradeço à minha querida Papillon pela super ajuda :D