terça-feira, 1 de setembro de 2009

Welcome to Allgarve

A verdade é que não podia de deixar de fazer esta entrada. Este Verão passei duas semanas lá e, como já é meu costume, não pude de deixar de espreitar o que o meu vizinho estava a ler.

Nos apartamentos onde fiquei havia um press center, e qual não foi o meu espanto quando vi uma montra de livros em inglês e em alemão, a preços relativamente bons. Os livros, em geral, são mais baratos no estrangeiro, mas cá era natural que abusassem nos preços, no entanto não foi isso que verifiquei. Foi então que, de repente, assaltou-me uma dúvida. Se os têm, é porque alguém os compra. Incrível que numa semana, haja estrangeiros suficientes para comprarem livros no objectivo de continuarem a sua leitura ininterrupta... Não deixa de ser surpreendente... Quanto a livros portugueses, havia uma feira ao pé da piscina, uma excelente iniciativa por parte destes apartamentos....

Sinceramente, estava à espera de ver menos portugueses a ler, e quando digo isto, não o digo por achar que não somos cultos, mas porque na verdade, não temos ainda muito bem implementado o hábito da leitura. Nas horas de maior calor, vi bastantes pessoas a lerem e (inédito até agora) vi 3 famílias inteiras portuguesas a fazerem-no ! Quanto aos estrangeiros, como habitual, debaixo do seu chapéu de sol ou na piscina, sempre com um livro na mão (pelo menos)...

Augusto Cury liderou as preferências portuguesas, além de Dan Brown e o habitual Harry Potter...

No entanto, ainda estamos muito longe de termos bons hábitos de leitura. Apesar de ter visto bastante mais portugueses, não eram muitos os que tinham um livro em comparação com o número de estrangeiros. No entanto, a nível de leituras na praia, estava melhor que o norte do país, talvez por uma única razão, que infelizmente é ainda é verdadeira... Este não é o Algarve. This is Allgarve.

5 comentários:

La Sorcière disse...

Interessante!
Tem um marcador no meu blog, onde fotografo as pessoas que estão lendo....são bem menos do que eu gostaria!
Bj

Claudia Oliveira disse...

Eu vi praias cheias de pessoas a ler....

Anónimo disse...

Olá, sou do blog Compartilhando Leituras e passei por aqui para dizer que adoro esse blog e que a frase so layout é perfeita, hehehe!!!

Uma boa semana pra todos vocês....

Abraços!!!

Carla Martins disse...

Realmente...concordo com você!

beijos!

Jacqueline' disse...

La Sorcière, já fui espreitar...Eu tenho também essa mania, gosto sempre de saber o que e que os outros estão a ler, e detesto aqueles que fazem tudo para poderem ver. Muitas vezes vou no autocarro, e mostro logo para que não me incomodem mais :P

Claudia, ainda bem!

Mariane, obrigada :D